quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Mestrando com a Teoria da Literatura 1

Ok, não é o objetivo desse tópico ser algo científico ou acadêmico. É apenas uma sugestão "bem bate-papo" para mestres que busquem inovações para sua sessão, sem ter que passar, necessariamente, por um sistema novo, ou por novos personagens.
Claro, eu sei que muita gente gosta do "de sempre": os mesmos personagens, que evoluem até níveis estratosféricos, nos mesmos sistemas, matando os bons e velhos orcs, seja qual nível estiverem. Mas há outro tipo de jogador (e de mestre também) que busca inovações. Acho que o Tio Nitro é um bom exemplo disso...já viram sobre quantos sistemas ele fala? Além disso, variações na sessão deixam o jogo menos rotineiro e, acredito,isso serve de motivação para os jogadores.
Existem vários livros bons sobre teoria da literatura que podem servir como uma ferramenta de reflexão do ofício do mestre. Afinal, rpg e literatura estão intimamente ligados. Toda vez que um leigo me pede para explicar-lhe o que "raios é esse tal rpg que mata o povo no cemitério", eu explico da forma mais amena possível (antes de me inflamar pela ignorância alheia) que RPG nada mais é que uma estória, igual de um livro. Todavia, enquanto uma pessoa conta a estória, os demais interpretam personagens dessa mesma estória, com a liberdade do livre arbítrio (apesar de alguns mestres não acharem que é bem isso, mas isso é outra discussão). Os únicos limites são a própria imaginação do grupo.
Ok, mestres, sem mais delongas, vamos ao início de um raciocínio. Gostaria de indicar, caso haja tempo e disponibilidade, que mestres que desejam aprimorar seu ofício, que façam a leitura das seguintes obras:

1-O Demônio da Teoria, de Antoine Compagnon
2-Seis Passeios pelos Bosques da Ficção, de Humberto Eco
3-Seis Propostas para o Próximo Milênio, do Ítalo Calvino
4- Qualquer desses livrinhos de bolso que versem os conceitos básicos da literatura, como personagens, tempo, lugar, etc.

Existem bons resumos sobre isso na internet, e são de mais fácil acesso do que as obras propriamente ditas. Havia prometido não ser acadêmico, nem pseudointelectualóide, e não vou ser. Meu objetivo com a primeira dessas seções do blog é mostrar o que o estudo da literatura despertou em mim sobre o ofício de mestrar e como eu uso esse conhecimento em prol da diversão do jogo. Meu próximo post desta seção será sobre um conceito básico da literatura e do RPG: O Personagem.

Até breve!

Um comentário:

  1. gostei do tema e prometo acompanhar sorte e sucesso nesta iniciativa e se puder passa no meu blog www.falandoderpg.blogspot.com

    ResponderExcluir