terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A Estrada Não Trilhada

Senhores, bom dia!

Esta é a postagem de estreia (agora é sem acento) do meu blog de RPG. Para quem não me conhece, sou rpgista desde 1993, e mestre desde 1994. Já joguei e mestrei muito, o que acredito que me habilite a dar alguns pitacos despretenciosos sobre rpgs. Também sou formado em Letras, e trabalho com tradução para rpgs, como a linha Mutantes & Malfeitores da Jambô.
Minha experiência como jogador é mais restrita do que como mestre. Como jogador, joguei GURPS, D&D (desde a 1ª edição até a 3.5), alguns da linha antiga White Wolf (Vampire, Werewolf e Changeling) e uma ou outra jogadinha de uma sessão apenas de coisas mais indies como Toon.
Já como mestre, bem.... sempre fui muito curioso. E sempre li bastante, e coloquei meus jogadores em vários tipos de jogos.... comecei com Vampiro: a Máscara, e depois foram Lobisomem: o Apocalipse, Changeling: the Dreaming (e depois o Changeling: the Lost, que conseguiu ser melhor que o antecessor, fato incomum no novo WoD), D&D, de 2ª, 3ª e 3.5, principalmente Ravenloft, de heróis mestrei Marvel Super Heroes, Aberrant, Mutantes & Malfeitores (sim, não é a toa que eles colocam na capa do livro que é o melhor RPG de heróis do planeta. Realmente é, e isso é assunto para outra postagem), Call of Cthulhu (tanto a 6ª edição quanto a d20). No momento, me preparo para três jogos diferentes, e quem decidirá o que será mestrado serão os grupos. Preparo uma aventura de Agentes da Liberdade, suplemento de Mutantes & Malfeitores, preparo outra para Tormenta (mas acho que essa eu vou esperar até sair o livro novo, que anseio muito) e outra para um RPG ainda não muito conhecido no Brasil que é o Warhammer Fantasy Roleplay 3rd Edition (tá Warhammer é conhecido, mas a 3ª edição não).
Além disso, sempre li coisas que meus jogadores não quiseram jogar, mas que mesmo assim li por gostar demais do hobby. São coisas mais indies como "Don't Rest Your Head", "My Life With Master". Além disso, já li muita coisa que depois não consegui mestrar por um motivo ou outro, como Hunters: the reckoning, Promethean: the created.... poxa, já li tanta coisa que nem me recordo mais. Gosto muito de ler, e ler sistemas de rpg é um hobby que cultivo.
Esse blog servirá para postar minhas impressões em geral sobre RPG, principalmente sobre jogos e a arte de mestrar.

3 comentários:

  1. Ricardo,

    Muito bem vindo a blogosfera meu rapaz e que este blog tenha sempre muito conteudo pra gente, uma coisa que achei realmente interessante foi o fato de voce ser tradutor da linha M&M, podemos esperar novidades em primeira mão por aqui?

    No mais bem vindo e sucesso :D Falando nisso ja adcionou o blog no http://www.rpg.blog.br/ pra gente sempre acompanhar as novidades :D

    ResponderExcluir
  2. Primeiro: Bem vindo! Segundo: onde vc tava companheiro, que não fez um blog antes?

    Sempre que possivel estarei por aqui, lendo e comentando.

    Ate a proxima.

    ResponderExcluir
  3. Gente, obrigado pelas boas-vindas. Primeiro, gostaria de esclarecer que sou free lancer da Jambô, não sou contratado. Logo, isso não quer dizer que necessariamente traduzirei mais livros de M&M. Apesar de que se me perguntarem, vou querer sim :) Poderei passar informações sim, mas antes conversarei com meu chefe, o Guilherme, porque acho mais ético dessa forma. Obrigadão, Goblin, pela dica, do rpg.blog. Já cadastrei. Caro Emiuson, eu tava por aí, sempre muito atarefado com o trabalho. O hobby acaba sendo uma coisa difícil de dedicar, mas agora vou fazer um esforço enorme, prometo.

    ResponderExcluir