segunda-feira, 26 de abril de 2010

O Futuro do Cenário Nacional do RPG

Estava passando pelo Lote do Betão quando tive a ideia deste post. A cena do RPG nacional sempre me ofereceu uma grande fonte de reflexões, geralmente relacionadas com a seguinte questão: por que a gente não consegue evoluir mais? Ou então: Quais as barreiras para o desenvolvimento desta indústria no Brasil?

Obviamente, minha visão nacional é prejudicada pelo fato de não conhecer todo o Brasil. Minha visão é de um mineiro que vê a maior loja de rpg da Belo Horizonte cada vez se afastar mais desse tema, se tornando uma comic shop. Por isso, acredito que hoje, posso afirmar que apresentamos no país os seguintes aspectos:

Pontos Negativos:

- Nós temos um número pequeno de editoras, que publicam um número relativamente pequeno de livros anualmente.
- Temos um público envelhecido, diferente do público adolescente dos anos 90, e que tende a encolher pois não está ocorrendo sua renovação.
- Grandes editoras nacionais não investem em rpgs, o que força o surgimento de editoras específicas para o hobby.
- Preconceito de parte não esclarecida da sociedade, que impede que mais pessoas tenham acesso ao jogo.
- Pirataria: as pessoas, ao invés de comprarem livros ou pdfs, preferem baixar clandestinamente.
- Preços de livros nacionais e internacionais nem sempre acessíveis.
- Impostos do governo, que cobram 125% de imposto de jogos importados.

Pontos Positivos:
- As pessoas que gostam de RPG, gostam MESMO. Desde os jogadores, os blogueiros e até os donos de editoras, livrarias e lojas.
- A união da comunidade rpgística, que acredito ser verdadeira (há prova melhor que a RPGCon?);
- Facilidade dada pela Internet de compras de livros importados;
- Facilidade para se comprar pdfs de jogos, também devido à Internet.

Faltou alguma coisa? Pode comentar.

Todavia, apesar disso tudo, acredito que o cenário rpgístico nacional atualmente é muito mais animador que há cinco anos atrás. Coisas novas estão surgindo, desde editoras a lojas especializadas. A melhoria das condições econômicas nacionais também permitem ao brasileiro investir mais dinheiro em seus hobbies. O futuro será melhor, certamente.

Um comentário:

  1. Muitos falam na percepção da renovação de jogadores por causa do anime/mangá/3DeT.

    Mas eu sempre bato nesta tecla: falta de divulgação por parte das editoras, inclusive podendo fazer parcerias com empresas, principalmente de mangá e HQs. Custo zero ou quase zero de divulgação.

    E outra perspectiva recente que aponto é a falta de RPGs REALMENTE simples para ensinar a estrutura do jogo (interpretar, rodada, narrador, PDM, PJ). Por isso o caminho do meu blog é este.

    Gilson

    ResponderExcluir